A Black Friday é uma temporada de compras de final de ano que se originou nos EUA, e se espalhou pelo mundo todo. A ação tem intuito de comercializar produtos com descontos imperdíveis e acelerar as vendas em um período bastante curto. Mas, com a popularização da Black Friday, muitas empresas começaram a ampliar esse tipo de ação promocional por mais tempo.
Mas qual é a relação da Black Friday com os brindes promocionais? Simples!
O diretor comercial do Grupo BB, Plinio Bevervanso, trouxe dicas importantes de como utilizar brindes promocionais para vender mais na Black Friday.
Vamos lá?
Muitas empresas aproveitaram o potencial do digital para vender mais na Black Friday, através do e-commerce e das redes sociais. Ações como compre um produto e ganhe um brinde, faz o maior sucesso e o cliente pode ter outra percepção da empresa.
De acordo com o diretor comercial, o desconto é válido, mas a diferenciação é um fator que pesa durante a escolha do cliente, pois quando uma empresa oferta um brinde promocional como um algo a mais, ela está propondo uma estratégia de vendas diferente dos concorrentes.
De acordo com um levantamento feito pela plataforma Neotrust/Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce, as vendas da Black Friday de 2020 passaram de 5,1 bilhões, valor 31% maior do que o mesmo período em 2019.
Para Plinio, comercializar um brinde atrativo é um elemento importante na hora da compra, pois se a sua empresa gastou R$ 3 por um squeeze que vai acompanhar o produto que sua marca coloca no mercado, a mesma vai apresentar R$ 10 através do valor percebido. Ainda de acordo com o diretor comercial, o brinde quando é atrativo pode auxiliar a fechar a venda com o cliente.
Não tenho e-commerce, e agora?
Se a sua empresa ainda não está marcando presença no digital, não tem problema. Isso porque a ação promocional da Black Friday pode ser feita na própria loja física, bem como traçando estratégias de vendas assertivas, como plotando na vitrine do seu estabelecimento ações como “comprando acima de R$ 100, ganhe um brinde” ou “na compra de qualquer um dos nossos produtos, leve um brinde grátis” e muitas outras formas de atrair os clientes.
Conforme explica Plinio, a proposta da Black Friday surge com o intuito de fomentar as vendas, mas também visa à lucratividade. “Quando você coloca um brinde adicional que serve para blindar um pouco da necessidade de dar desconto também é uma estratégia importante, principalmente nesse período de novas ofertas”, disse.
Associe o brinde a sua promoção
Quando sua empresa cria uma conexão do produto com o brinde promocional, a ação de vendas ganha força e os clientes começam a se sentirem atraídos pelo seu negócio. Imagine que sua empresa trabalha com produtos de beleza e durante uma campanha institucional, a organização resolva utilizar um espelho de bolsa para presentear as clientes que façam consumo a partir de R$ 50. Ou seja, a entrega do brinde ecoa como algo positivo, uma vez que a Black Friday possibilita que o cliente adquira o produto por um preço mais barato, potencializando a venda.
Lembrando que a Black Friday tem o objetivo de antecipar e acelerar a venda, sem falar que pode também vender itens com estoques altos. Dessa maneira, aproveitar o potencial da Black Friday é impulsionar ainda mais a comercialização do seu produto, associando-o sempre com um brinde promocional.
Acompanhe esse conteúdo completo no:
Spotify
https://open.spotify.com/episode/6TVURrCo0X4t8L2HnI3V37?si=c8l2y6QFRWKVWxd1KFA4_w
Youtube
https://www.youtube.com/watch?v=Yv3ZEjVHWA4&list=PLALeolX1oWgcqZ3Oiv3Gw3XG29GLnVPQX&index=18
Gustavo Coutinho
Redator web/Grupo BB